Pão de alho achatado River Cottage | Hugh Fearnley-Whittingstall

Esta é capaz de ser a maneira mais fácil de usar a minha massa de pão mágica. Depois de a amassar e de lhe tirar o ar, basta uns minutos para ter este petisco quente, com sabor fumado, salgado e de alho. Sirva-o com qualquer espécie de molho ou hummus, com sopa ou pratos com muito molho, como chachouka (ver p. 20) ou caponata (ver p. 307), ou simplesmente como aperitivo. Mas aposto que não vai resistir a comer um ou dois bocados antes de chegar sequer à mesa…

Hugh Fearnley-Whittingstall

















8 PÃES
1 porção de massa de pão mágica,
amassada (ver p. 172 do Vegetariano Gourmet)
1 pouco de flor de sal

PARA O AZEITE DE ALHO
Cerca de 120 ml de azeite
1 dente de alho grande, muito
finamente picado

Comece por fazer o azeite de alho: junte o azeite e o alho numa frigideira em lume médio. Não deve  chegar a refogar, mas apenas aquecer, para o alho não ficar tão picante. Assim que começar a fervilhar, tire do lume, deite o azeite e o alho numa tacinha, e deixe arrefecer e fazer uma infusão durante alguns minutos.
Depois de retirar o ar da massa, pegue em pedaços do tamanho de limões (cerca de 125 g cada) e enrole mais ou menos em forma de círculos, com cerca de 2 a 3 mm de altura. Deixe assentar durante 5 minutos. Entretanto, aqueça uma frigideira pesada antiaderente em lume alto até ficar muito quente, a fumegar (vale a pena abrir uma janela ou ligar o exaustor, nesta altura).
https://www.leyaonline.com/pt/livros/culinaria-e-gastronomia/vegetariano-gourmet/Deite um dos pães na frigideira e deixe cozer durante cerca de 2 minutos, até estar a borbulhar em cima e com uns pontos mais escuros (alguns pretos, mesmo) na base. Vire e deixe cozer do outro lado durante mais 1 ou 2 minutos até ficar com uns pontos escuros no lado oposto também. Retire imediatamente para um prato aquecido e deite um pouco do azeite de alho; polvilhe também com um pouco de sal marinho, se desejar. Repita com o resto da massa. Corte os pães em pedaços, para servir.
Vale a pena usar a massa toda, mesmo que acabe por fazer mais pães do que precisa. Os que sobrarem podem ser embrulhados num pano de cozinha e deixados de parte até arrefecerem. O vapor vai ajudar a mantê‑los macios e depois podem servir para fazer wraps ou bases para cobrir com queijo e outros ingredientes e levar a tostar. Se não os comer nas 24 horas seguintes, congele‑os. O blogue de papel