Panquecas de trigo-sarraceno com molho de mirtilos | Vânia Ribeiro

Antes achava que fazer panquecas era aborrecido e complicado, hoje não passo mais de uma semana sem fazer estas delícias que se preparam em menos de 15 minutos.
Qualquer altura é boa para comer panquecas, por isso, aqui fica uma sugestão com base de trigo-sarraceno e um molho de mirtilos delicioso!



8 a 10 panquecas
Massa das panquecas:
200 g de farinha de trigo-sarraceno
1 banana bem madura
300 ml de leite vegetal
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela em pó, opcional
1 colher de sobremesa de óleo
de coco, opcional

Molho de mirtilos:
150 g de mirtilos
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sobremesa de xarope de ácer, opcional
 
Para servir:
Mirtilos frescos
Molho de mirtilos

Tempo de preparação: 15 min.
Numa tigela juntar a farinha de trigo-sarraceno, o fermento e a canela. Envolver e reservar.
Num processador de alimentos ou liquidificador juntar a banana e o leite vegetal. Triturar até ficar um creme homogéneo. Aquecer uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco, juntar cerca de três colheres de sopa da massa e achatar para dar o formato redondo da panqueca. Deixar cozinhar durante dois a três minutos (ou até se soltar do fundo da frigideira) e com uma espátula virar a https://www.leyaonline.com/pt/livros/culinaria-e-gastronomia/as-5-cores-da-cozinha-saudavel/panqueca. Deixar cozinhar por mais um a dois minutos. Repetir o processo até terminar toda a massa.
_____
Colocar todos os ingredientes numa panela pequena e deixar cozinhar durante cerca de cinco minutos. Quando os mirtilos estiverem quase desfeitos triturar com uma varinha mágica e coar com um passador de rede para obter um molho mais aveludado. No entanto, este passo pode ser omitido.
_____
Sobrepor as panquecas, regar com o molho de mirtilos e servir com mirtilos frescos.