Onde estão as escadas? | Dr. Michael Mosley com Peta Bee

A sociedade moderna conspira de muitas formas para queimarmos o mínimo de calorias possível, sendo o exemplo mais óbvio o carro. No entanto, um dos meus problemas principais são as escadas. Porque é que as escadas dos edifícios são tão difíceis de encontrar e usar? Eu procuro usar as escadas sempre que posso, mas muitas vezes elas estão escondidas num local inacessível. E normalmente também não são nada convidativas.


As escadas rolantes e os tapetes rolantes são igualmente maus. Logo que as pessoas entram numa escada rolante param, bloqueando a passagem às outras pessoas. O mais deprimente é que, apesar do que sabemos acerca dos benefícios do movimento, o desenho arquitetónico moderno parece levar-nos na direção oposta.
Quando os cientistas do desporto na Universidade de Loughborough analisaram a acessibilidade de escadas em centros comerciais, aeroportos e outros espaços públicos recém-construídos, constataram que havia muito poucas. Os arquitetos desenham os novos edifícios com escadas rolantes e elevadores para cumprir os requisitos de acesso – em que as escadas não existem para ser usadas, a não ser numa evacuação por motivo de incêndio.
No entanto, como o professor Gregory Heath da Escola de Saúde Pública da Universidade do Tennessee referiu repetidamente, uma das melhores formas de tornar as pessoas mais ativas é colocar sinais motivacionais a sugerir a utilização das escadas em alternativa aos elevadores. É claro que só funciona se conseguirem encontrá-las.
O nosso conselho? Procure as escadas e use-as sempre que puder. Elas não existem apenas para o HIT. Também pode usá-las para ir de um piso para outro.