Pão de Superalimentos | Ella Woodward

Este Pão de Superalimentos1 é um dos meus alimentos básicos. Tenho sempre umas fatias no congelador, porque é a base da minha refeição de cinco minutos preferida. Adoro torrá‑lo e depois barrá‑lo com abacate esmagado, húmus caseiro (p. 106), fatias grelhadas de tomate polvilhadas de sementes ou rebentos de feijão, para um toque crocante. Também é fantástico para acompanhar uma sopa ou salada e tornar a refeição mais completa. Pode fazer vários pães ao mesmo tempo, fatiá‑los e congelar, de forma a poder tirar apenas a quantidade de fatias que pretende.



Para 1 pão
1 caneca de amêndoas (200 g)
1 ½ canecas de sementes de abóbora (260 g)
1 caneca de farinha de arroz integral (200 g)
½ caneca de sementes de girassol (85 g)
3 colheres de sopa de pó de casca de semente de psílio (ver Dica)
3 colheres de sopa de mistura de ervas secas (eu uso ervas de Provença)
2 colheres de sopa de sementes de chia
sal e pimenta

Coloque as amêndoas e 1 caneca de sementes de abóbora num processador de alimentos e bata até elas ficarem em pó.
Ponha a farinha numa tigela grande, junte‑lhe todos os ingredientes secos e misture‑os bem.
Adicione 2 canecas (600 ml) de água fria e mexa tudo. Reserve durante cerca de 1 hora, período ao longo do qual toda a água vai sendo absorvida e a mistura se vai tornando homogénea.
Decorrida 1 hora, pré‑aqueça o forno a 200ºC (ventilado 180ºC).
Coloque a massa num tabuleiro. Não faça o pão demasiado alto, para evitar que a massa não coza https://www.leyaonline.com/pt/livros/culinaria-e-gastronomia/as-delicias-de-ella/bem; deverá ter apenas 5‑7 cm de altura.
Deixe o pão cozer durante 45 minutos, até que a superfície fique dourada e, ao espetar uma faca no centro da massa, esta saia limpa.

Dica
O pó de casca de semente de psílio não tem substituto, porque é este ingrediente que permite unir a massa. Pode adquiri‑lo online ou nas lojas de comida natural.