Como o Exercício Beneficia o Seu Cérebro | Dr. Michael Mosley com Peta Bee

Eu gosto muito do meu cérebro, por isso senti-me especialmente encorajado quando encontrei uma série de estudos que referem como o exercício é bom não apenas para o corpo, mas também para o cérebro.


Num estudo realizado na Universidade do Ilinóis,3 59 voluntários saudáveis mas sedentários, com idades compreendidas entre os 60 e os 79 anos, foram colocados aleatoriamente num de dois programas: treino aeróbico ou exercícios de «tonificação e alongamentos» durante um período de seis meses. Antes e depois de fazerem esses exercícios, fizeram TAC para medir o tamanho dos seus cérebros.
Os resultados foram extremamente interessantes: houve aumentos significativos no volume do cérebro dos voluntários que faziam o treino de ginástica aeróbica, mas não nos daqueles que faziam apenas alongamentos e tonificação.
Isto acontece, entre outros motivos, porque o exercício provoca a libertação de todos os tipos de proteínas no cérebro, incluindo neurotrofina BDNF. Esta proteína ajuda a proteger os neurónios existentes e encoraja o desenvolvimento de novos neurónios.
Assim, o cérebro aumenta e, provavelmente, também fica mais bem protegido contra a demência.