Pataniscas de quinoa a açafrão | Ella Woodward

O açafrão é um dos melhores alimentos de cura que existem devido ao seu enorme poder anti‑inflamatório, pelo que é, desde há muito, uma especiaria venerada pela medicina chinesa e indiana. Tem um paladar quente e apimentado que resulta muito bem neste prato, pois intensifica o sabor da quinoa. Adoro servir as pataniscas numa cama de rúcula ou com espinafres salteados, acompanhados pelos tomates da receita de Pan con Tomate (p. 139) ou o creme de caju da Salada Mexicana de Quinoa (p. 53).


Para 6 pessoas
1 batata‑ doce grande (340 g)
1 caneca de quinoa (260 g)
2 limões
4 colheres de sopa de manteiga de amêndoa (receita na p. 28)
4 colheres de sopa de puré  de tomate
8 colheres de sopa de farinha  de trigo sarraceno ou arroz integral
2 colheres de chá de açafrão
2 colheres de chá de cominhos moídos
azeite
sal e pimenta

Comece por descascar a batata‑ doce, depois corte‑a em pedaços pequenos e coza‑ os ao vapor ou em água durante cerca de 20 minutos, até ficarem macios.
Enquanto a batata‑ doce coze, lave a quinoa com água fria até que esta fique totalmente límpida.
Coloque a quinoa num tacho com o sumo de um dos limões e 2 canecas (600 ml) de água a ferver. Deixe a quinoa ferver durante 1 ou 2 minutos e em seguida deixe‑ a cozer tapada, por mais 10‑15 minutos, até que  a totalidade da água se tenha evaporado e a quinoa esteja macia.
Escorra os pedaços de batata‑doce quando estiverem macios e bata‑os num processador de alimentos com o sumo do outro limão, a manteiga de amêndoa, o puré de tomate, a farinha, o açafrão, os cominhos, sal e pimenta, até que a mistura esteja homogénea.
Pré‑aqueça o forno a 200ºC (ventilado 180ºC).
https://www.leyaonline.com/pt/livros/culinaria-e-gastronomia/as-delicias-de-ella/Coloque a mistura de batata‑doce numa tigela grande e adicione a quinoa cozida (certificando‑se de que não há água no tacho da quinoa) até obter uma massa pegajosa, de aspeto agradável.
Unte um tabuleiro grande de forno com azeite e deite 2 colheres de massa formando um círculo; repita o processo com a restante massa, até obter 12 pataniscas circulares.
Deixe cozer durante 20 minutos, até que a massa das pataniscas esteja uniforme.
Pode comê‑las assim ou colocá‑las numa frigideira com um pouco de azeite e fritá‑las mais um pouco de cada lado, para que fiquem crocantes.