Há duas coisas que influenciam o grau de materialismo das crianças. A primeira é bastante óbvia: conscientemente ou não, nós, os adultos, levamos as crianças a ser materialistas. Quando os pais – bem como os colegas e os famosos – são um modelo de materialismo, as crianças dão mais importância à riqueza e ao luxo. Quando os pais são materialistas, as crianças têm tendência para os imitar. O mesmo se passa com a televisão: quanto mais televisão vêem mais as crianças denotam propensão para serem materialistas.
O motivo menos óbvio por que algumas pessoas são mais materialistas do que outras liga-se à forma como as nossas necessidades são satisfeitas. Sempre que as pessoas se sentem inseguras ou frustradas – devido à pobreza ou porque as necessidades básicas psicológicas como a segurança, competência, conexão e autonomia não são satisfeitas –, tentam compensar a sua insegurança lutando pela riqueza e pelo luxo. Por esse motivo, adolescentes relativamente pobres tendem a ser mais materialistas do que os ricos. E as mães menos cultas e emocionalmente mais frias tendem a dar à luz rebentos mais materialistas.
Como tal, o materialismo e os comportamentos subjacentes – desejo de comprar roupas de marca e objectos de luxo – são sintomas de insegurança e uma estratégia para aliviar sentimentos de dúvida em relação a si próprio ou de incentivar uma fraca imagem. Contudo, se o que as crianças procuram é, na verdade, uma maior felicidade e realização, o materialismo constitui um método desaconselhável. Quando muito, proporciona uma satisfação a curto prazo; a longo prazo, é passível de aprofundar sentimentos de insegurança.
Uma das formas de evitar o materialismo das crianças reside em limitar a sua exposição à publicidade. Outra forma consiste em seguir os princípios defendidos neste livro.
Como tal, o materialismo e os comportamentos subjacentes – desejo de comprar roupas de marca e objectos de luxo – são sintomas de insegurança e uma estratégia para aliviar sentimentos de dúvida em relação a si próprio ou de incentivar uma fraca imagem. Contudo, se o que as crianças procuram é, na verdade, uma maior felicidade e realização, o materialismo constitui um método desaconselhável. Quando muito, proporciona uma satisfação a curto prazo; a longo prazo, é passível de aprofundar sentimentos de insegurança.
Uma das formas de evitar o materialismo das crianças reside em limitar a sua exposição à publicidade. Outra forma consiste em seguir os princípios defendidos neste livro.