Por certo conhece a expressão um silêncio carregado de sentido. Trata-se de um instante breve durante o qual o interlocutor antecipa aquilo que a leitora vai dizer e fica na expectativa. Na ânsia de agradar aos outros e de não lhes tomar muito tempo, a sua tendência é responder às perguntas sem fazer uma pausa para pensar na resposta que vai dar. Junte esse poderoso momento de silêncio ao conjunto dos seus instrumentos de comunicação. Lembre-se dos velhos anúncios: “Quando E. F. Hutton fala, as pessoas ouvem-no*.”
Fazer uma pausa antes de falar tem vantagens: dá de si uma imagem de pessoa reflectida, ao mesmo tempo que desperta o interesse de quem a ouve. A pausa e o silêncio que se seguem são prova da sua autoconfiança, além de lhe concederem tempo para ordenar concisamente as ideias.
DICAS
> Treine -se a contar até três antes de responder a uma pergunta – mesmo se tiver a resposta na ponta da língua.
> Durante a pausa, pergunte a si própria qual é o ponto fulcral da sua mensagem, aquele que pretende ver registado na memória do seu interlocutor. Transforme -o no fio condutor da sua argumentação.
> Prepare um intervalo de três segundos, controlando o tempo pelo ponteiro dos segundos do seu relógio. No meio de uma conversa, esse período parecer-lhe-á uma eternidade, mas, como verificará, é apenas momentâneo.