Os investigadores levam cerca de três horas para avaliar um programa pré-escolar. Como tal, quando estiver à procura de um estabelecimento de ensino pré-escolar para os seus filhos, planeie estudar vários programas e gastar a quantidade de tempo necessária para isso. Baseie o seu trabalho de casa em princípios essenciais: licenciamento, registos de segurança, experiências de outros pais e quaisquer outras informações que conseguir reunir. Eis algumas coisas a que deve estar atento quando fizer uma visita ao estabelecimento.
1. As crianças mostram iniciativa na escolha das suas actividades? Proporcionam-lhes um vasto leque de actividades e materiais à escolha num ambiente de diversão?
2. Qual o nível de afectividade dos professores? São cultos, acolhedores, respeitadores e receptivos para as crianças?
2. Qual o nível de afectividade dos professores? São cultos, acolhedores, respeitadores e receptivos para as crianças?
3. Qual o grau de positivismo dos professores na sua disciplina? Proporcionam actividades interessantes e mantêm o controlo através de métodos positivos, como o de transmitir instruções claras e recusando o uso de ordens rígidas e ameaças?
4. As crianças têm à disposição aulas de arte e materiais de expressão artística? Além disso, a arte está ao nível das crianças ou dos pais? Conheço algumas belas instituições pré-escolares que agradam a muitos pais, mas a beleza não é relevante neste caso. A pré-escola não é o lar; deve poder-se entornar tinta no chão e limpá-la, pôr coisas nas paredes (sem preocupações com o bonito papel que a forra) e brincar sem ouvir reprimendas no que toca a estragar a carpete.
5. Há zonas em que as crianças podem consultar livros, brincar com cubos e participar em brincadeiras imaginárias? Verifique os materiais das fantasia: são comercializados ou genéricos? O ideal será que as crianças usem a sua imaginação para criar algo de novo, em vez de imitarem repetidamente qualquer coisa a que assistiram na televisão.
4. As crianças têm à disposição aulas de arte e materiais de expressão artística? Além disso, a arte está ao nível das crianças ou dos pais? Conheço algumas belas instituições pré-escolares que agradam a muitos pais, mas a beleza não é relevante neste caso. A pré-escola não é o lar; deve poder-se entornar tinta no chão e limpá-la, pôr coisas nas paredes (sem preocupações com o bonito papel que a forra) e brincar sem ouvir reprimendas no que toca a estragar a carpete.
5. Há zonas em que as crianças podem consultar livros, brincar com cubos e participar em brincadeiras imaginárias? Verifique os materiais das fantasia: são comercializados ou genéricos? O ideal será que as crianças usem a sua imaginação para criar algo de novo, em vez de imitarem repetidamente qualquer coisa a que assistiram na televisão.