Recomendamos que a mãe alimente o filho, sempre que possível, no mesmo lugar, com luz, música ambiente suave e uma temperatura agradável. O bebé deve permanecer acordado durante o tempo em que estiver a mamar. Isto é bastante difícil, porque o bebé tem tendência para adormecer enquanto come. A mãe tem de falar com ele enquanto o alimenta, acariciá-lo suavemente e estimulá-lo para que mantenha uma certa vigília.
Muito importante: fazemo-lo para o seu bem. Ele adormecer enquanto come não favorece nada, nem uma boa alimentação nem uma aprendizagem posterior do hábito do sono. Apesar de poder ser um gesto muito amoroso para a mãe, alimentar o filho e deixá-lo dormir não é positivo para ele. Não sejamos egoístas: pensemos nele e não em nós.
Mantê-lo acordado fará com que o bebé coma mais e comece a associar a comida ao estado de vigília.
Devemos sempre ter em conta que o bebé capta todas as sensações que nós, adultos, lhe transmitimos.

Se os pais são calmos e lhe falam docemente, o bebé captará esta sensação e responderá da mesma maneira. Pelo contrário, se duvidarem, estiverem inquietos ou mudarem continuamente de rotinas, o bebé tornar-se-á inseguro e inquieto. A mãe deve seguir as normas do aleitamento materno, ou do biberão, segundo o seu desejo e as recomendações do pediatra.