Relações de afetos: mais é mais | Dra. Christine Carter

É ao abrigo da protecção que as pessoas vivem.
PROVÉRBIO IRLANDÊS

A aprendizagem emocional baseia-se na relação pais-filhos. Quando os pais e os educadores estão atentos e reagem às pistas emocionais que os seus filhos lhes dão, as crianças aprendem a disciplinar melhor as suas emoções. 

Os laços emocionais entre pais, educadores e os filhos chamam-se “afectos”, e os afectos entre pais e filhos conhecem três estilos principais: fugidios, ansiosos e seguros. Escusado será dizer que o laço que desejamos estabelecer com os nossos filhos é o do afecto seguro. Existem largos benefícios quanto a um afecto seguro. As crianças com “afectos seguros” são

> mais saudáveis
> mais confiantes na sua exploração do mundo e mais capazes
de lidar com desafios
> mais orientadas para o sucesso, independentes e com soluções para os problemas
> mais dispostas a pedir ajuda e a procurar conforto quando
se sentem frustradas
> mais do agrado dos professores, talvez porque exijem menos orientação e disciplina
> menos expostas a bullying ou a serem elas próprias
a praticá-lo
> mais bem comportadas e menos impulsivas na escola

Um dos motivos por que os afectos são tão importantes prende-se com o facto de servirem de alicerce a futuras relações. As crianças que mantêm afectos seguros com os pais e outros educadores conquistam mais facilmente a simpatia dos colegas e tendem a fazer mais amigos. Os afectos sólidos https://www.leyaonline.com/pt/livros/desenvolvimento-pessoal/educar-para-a-felicidade/constroem uma aprendizagem emocional que, por sua vez, facilita a formação de relações positivas e reconfortantes com professores, amigos e outros membros da comunidade.
A segurança do afecto é importante ao longo da infância e da adolescência e pode mesmo influenciar ligações românticas na idade adulta. As crianças com afectos sólidos podem ter uma melhor noção de si próprias, melhores memórias, sentimentos mais positivos sobre a amizade e uma noção mais avançada da moral. Estabelecer ligações seguras também tem os seus benefícios quando está em causa a disciplina: as crianças com afectos mais sólidos cedem mais facilmente quando os pais lhes pedem que façam alguma coisa, e as técnicas de disciplina dos pais acabam por ser mais eficazes.