Combata a fadiga depois do regresso ao trabalho | Michel Cymes

O cansaço ameaça­‑nos a todos, durante o ano inteiro. Mas há momentos em que é mais percetível: as primeiras semanas depois do regresso das férias, por exemplo. O tempo de lazer já não passa de uma suave recordação e começa a sentir os primeiros sinais de tédio. É quase inevitável, dado que o equilíbrio da rotina mudou e as longas horas de sono começam a ser encurtadas. Além disso, com a chegada do outono, os dias são mais curtos e a ideia de o bom tempo estar a acabar enraíza­‑se lentamente no nosso inconsciente e firmemente no nosso córtex.
Ficar de braços caídos?


Nada disso! Tem de lutar contra essa ideia. Uma das primeiras coisas a fazer é apostar no exercício físico. Se o desporto faz parte da sua vida, não abandone nada, não ceda à desmotivação. Se para si o desporto não passa de uma noção abstrata, recomendo que caminhe sempre que possível, nomeadamente optando pelas escadas em detrimento do elevador. Sempre vencerá uma pequena batalha.
Também pode dar mais atenção à sua alimentação. A fadiga é, muitas vezes, sinal de uma carência de ferro. Por isso, aposte nos alimentos ricos em ferro, como a carne, o peixe ou os legumes secos, como as lentilhas e o feijão. Quanto aos legumes, aqueles que atingem a maturidade no mês de outubro são as raízes, como a beterraba ou as cenouras.
E pode também agir na área do lazer. Nunca é demasiado tarde para acertar a agenda cultural. Com o outono chegam sempre novos livros cujas críticas pode encontrar na imprensa: escolha o seu evento, poderá espairecer e, sobretudo, conviver.
https://www.leyaonline.com/pt/livros/saude/viver-melhor-e-mais-tempo/Por fim, há algo que tranquiliza e reforça o humor: o pensamento positivo. Com a chegada do outono é tempo de pensar no Natal. O que irá fazer? Com quem e onde irá passar a consoada? E terá de mimar as crianças, os sobrinhos, os primos... Peça­‑lhes que comecem desde já a elaborar as listas de presentes! Ou faça uma por eles. Enfim, livre­‑se dessas questões desde já, irá sentir­‑se mais aliviado. E é o primeiro passo importante rumo a uma melhor forma física. Quando a cabeça tem juízo, o corpo está sem mágoa...