O feng shui para um sono reparador | Michel Cymes

Acontece­‑lhe dormir mal? Sim? E se recorresse ao feng shui para encontrar uma boa qualidade de sono? Literalmente, o termo significa «o vento e a água». É uma arte milenar, de origem chinesa, cujo objetivo é simples: harmonizar a energia ambiente de um lugar de maneira a otimizar a saúde e o bem­‑estar dos seus ocupantes.


É claro que não somos obrigados a acreditar nisto. Mas não será inútil interessar­‑se por algo que parece ser mais do que uma moda, nem que seja para sair dos nossos hábitos ocidentais. E, afinal de contas, um pouco de curiosidade nunca fez mal a ninguém.
Olhe para o seu quarto... Para o acomodar segundo os preceitos do feng shui, certifique­‑se de que a cama está na posição certa. Isso significa que a cabeceira tem de estar junto à parede, sobrando espaço de cada lado da cama. Até aqui somos quase todos feng shui... A inovação começa quando se evita que a cama esteja no eixo da porta: de facto, isso pode gerar energias que prejudicam a qualidade do sono.
Um quarto feng shui é também um quarto livre de tudo o que emita ondas eletromagnéticas: computador, televisão, telemóvel. Mas ainda não acabou! As plantas, por vezes demasiado energizantes, estão banidas. A sua ausência será vantajosamente compensada com a difusão de óleos essenciais tranquilizantes (verbena, flor de laranjeira).
O feng shui é também um ambiente que passa por uma iluminação amena. Por isso, não economize nos abajures. Pode até instalar um regulador de intensidade de luz. De um modo geral, tudo o que acalma é recomendado. Alguns conselhos? Aqui estão! As paredes? Pastel. O teto? Claro. Os https://www.leyaonline.com/pt/livros/saude/viver-melhor-e-mais-tempo/móveis? Não muito perto da cama porque a energia precisa de circular. Os quadros? Sem cores vivas. O espelho? Nunca à frente da cama (traquinas!), porque reflete a energia. A cama? De madeira, se possível. Os lençóis? De algodão, ou linho.
Não tenho a intenção de fazer com que desloque ou substitua a mobília... Quero apenas que saiba que o feng shui, que surgiu há cerca de três décadas no Ocidente, tem cada vez mais adeptos. Muitos deles têm agora um sono de qualidade.