Quiche de alho-francês, cogumelos e pimentos | Vânia Ribeiro

As quiches são dos pratos mais práticos e portáteis que conheço. São perfeitas para levar para o trabalho, para um piquenique ou até para a praia. Pode fazer inúmeras variações de recheios e, se preferir, eliminar a massa e fazer em formato de muffins ou queques. Para esta quiche vou usar tofu e curcuma para dar a consistência e a cor amarelada que vai substituir as natas e o ovo. Pode servir com uma salada de verdes e fica com um prato completo e nutritivo.  



Para 6 a 8 fatias
Massa da quiche:
130 g de flocos ou farinha de aveia
130 g de farinha de trigo-sarraceno ou de arroz
1 colher de sopa de sementes de linhaça trituradas
¼ colher de chá de goma xantana ou 1 colher de sopa de amido de milho
3 colheres de sopa de água 2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite
120 ml de água
1 colher de chá de alho em pó 1 colher de chá de orégãos Pimenta preta, a gosto 
Pitada de flor de sal

Tempo de preparação: 45 min.
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Numa tigela colocar as sementes de linhaça trituradas e as três colheres de sopa de água. Envolver e deixar repousar durante cinco a dez minutos até formar a consistência de um ovo.
Num processador de alimentos triturar os flocos de aveia até obter farinha. Juntar os restantes ingredientes e triturar até formar uma massa. Se estiver muito seca juntar um pouco mais de água, se https://www.leyaonline.com/pt/livros/culinaria-e-gastronomia/as-5-cores-da-cozinha-saudavel/estiver muito líquida juntar um pouco mais de farinha de aveia.
Formar uma bola com a massa e, com a ajuda de um rolo, estender a massa com cuidado até formar um círculo com dois a três milímetros de espessura.
Forrar uma forma de tarte com a massa de forma a cobrir o fundo e as laterais. Com um garfo fazer alguns furos na massa.
Levar ao forno durante 15 minutos ou até a massa estar ligeiramente dourada.